O Professor e o Sociólogo: Reflexões sobre a atuação do Cientista Social em sala se aula

Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de Senna

Resumo


Os profissionais da área de Ciências Sociais têm, em sua formação, a chave de uma grande questão para a Sociologia no Brasil: o ensino dessa disciplina na Educação Básica. Tendo como base o conceito de habitus do sociólogo Pierre Bourdieu e da discussão sobre o olhar, ouvir e escrever do antropólogo Roberto Cardoso de Oliveira, procuro elaborar uma reflexão sobre a formação e atuação do professor de sociologia no Ensino Médio contrapondo com a finalidade dessa disciplina proposta pela LDB nº 9.394/96.


Palavras-chave


educação, ensino médio, didática, Habitus, sociologia

Referências


BOURDIEU, Pierre. “Uma ciência que perturba”. IN: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 16 – 29.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

GOMES, Ana Laudelina Ferreira. Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’s) para o Ensino Médio. Dossiê sobre o ensino de Sociologia no Brasil - CRONOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. V.8, n.2 (jul./dez. 2007) – Natal (RN): EDUFRN, 2007.

MORAES, Amaury Cesar. O que devemos aprender para ensinar Ciências Sociais? Dossiê sobre o ensino de Sociologia no Brasil - CRONOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. V.8, n.2 (jul./dez. 2007) – Natal (RN): EDUFRN, 2007.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. IN: O trabalho do antropólogo. 2ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: UNESP, 2000.

ORTIZ, Renato. “A procura de uma sociologia da prática”. In: BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 7-36 (Col. Os Grandes Cientistas Sociais).

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio. IN: CARVALHO, Lejeune M. G. (org). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .